Instituto Pensar - Câmara pode cassar mandato de Flordelis nesta quarta-feira

Câmara pode cassar mandato de Flordelis nesta quarta-feira

por: Michelle Portela 


Imagem: Agência Câmara

O Plenário da Câmara dos Deputados vota, nesta quarta-feira (11), o relatório do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que recomenda a perda de mandato da deputada Flordelis (PSD-RJ), acusada de ser a mandante do assassinato do marido. A parlamentar nega as acusações. A votação está marcada para 13h55.

Em junho, o colegiado recomendou a cassação do mandato da parlamentar por quebra de decoro. A decisão final, no entanto, cabe ao Plenário. Para cassar o mandato, são necessários os votos de pelo menos 257 deputados (maioria absoluta) em votação aberta e nominal.

Leia também"Invioláveis?: Câmara quer dificultar prisão de parlamentares

Nas reuniões do Conselho de Ética, Flordelis voltou a negar que tenha mandado matar o marido e pediu, chorando, que os parlamentares aguardassem seu julgamento pela Justiça, antes de tomar uma decisão. Na ocasião, disse que seu mandanto sustenta a família, formada por quatro filhos são biológicos (três ela teve com o primeiro marido e um com o segundo), e , são adotivos: ao todo, cinquenta e cinco, portanto

"Venho perante vocês pedir que não cassem o meu mandato, pois o efeito dessa cassação viria de imediato tirar o sustento da boca da minha família, abrir para que meus detratores me mandem para a prisão, fazer com que eu perca minha capacidade de defesa. A Constituição diz que, para o crime de que sou acusada, os juízes competentes me julguem. Os juízes competentes que têm que me julgar são os jurados do Tribunal do Júri.?
Flordelis

Flordelis disse ainda ter sido vítima da transformação de seu caso em espetáculo. "Todos sabem como desconstruir político dá ibope.?

Por sua vez, a advogada de defesa Jandira da Rocha argumentou que as razões para a perda do mandato listadas contra a parlamentar dizem respeito ao processo que corre no júri em Niterói e, portanto, não seriam inerentes ao processo legislativo.

"Seria mais honesto dizer aqui que é um processo político e que essas questões políticas levam com que esta Casa faça o julgamento antecipado da deputada, do que fazer de conta que esse processo responde aos requisitos necessários para que essa deputada seja colocada como tendo quebrado o decoro parlamentar?, declarou a advogada.

Com informações da Agência Câmara de Notícias



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: